Francieli Jordão Fantoni
RESUMO
A ambiência digital - fenômeno relativamente recente no
campo religioso neopentecostal - faz emergir outras relações entre usuários da
rede, líderes e instituições, que agora são atravessadas por lógicas e
regramentos midiáticos postos em circulação de forma instantânea pela
apropriação da Internet, convertida em meio. E é sobre esta perspectiva que
este estudo se debruça. Procura-se entender em que medida a midiatização e suas
processualidades interferem no modo como os líderes religiosos Edir Macedo e
Valdemiro Santiago interagem com usuários, no Twitter e Facebook, e que
sentidos são gerados entre usuários - fiéis, não fiéis e não praticantes por
meio da circulação discursiva dos líderes. Em vista disto, investiga-se como
ocorrem as interações discursivas dos atores, postas em circulação na rede.
Doravante, questiona-se quais lógicas processuais regem a busca pelo outro em
três sistemas: o midiático, o religioso e o do usuário. Como metodologia,
aplica-se o estudo de caso múltiplo comparativo, por conceber que apesar da
análise se dedicar ao universo religioso neopentecostal, cada líder e,
consequentemente, suas instituições apresentam estratégias discursivas e
operacionais dispares. Tal aspecto permeará a totalidade dos três sistemas
mapeados, aproximando-se do conceito de sistema, a partir de Niklas Luhmann
(2010) para o exercício de análise da circulação. Com operacionalização dentro
de sistemas, as redes sociais são inferidas a partir da apropriação de líderes,
instituições e usuários, que transitam por meio de uma intensa circulação, via
discursos. Isto posto, para leitura dos materiais, adota-se a análise
semiológica proposta por Eliseo Verón (2004), Milton José Pinto (2002) e Adair
Caetano Peruzzolo (2004), como aporte teórico-metodológico que visa dar conta
da análise dos discursos em circulação. Vislumbra-se, assim, a emergência de
uma nova sociabilidade que afeta não só o sentido dado para a religião, mas a
forma como se experencia a mesma. Elementos do sagrado são afetados por lógicas
do profano gerando discursos que circulam de forma contínua.
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