terça-feira, 26 de julho de 2016

A Igreja Católica e a difusão da fé na hipermodernidade: o exemplo do mass media e as online communities

Jefferson Rodrigues de Oliveira

RESUMO
O presente artigo, inserido nos estudos da geografia cultural pós-80, onde os aspectos simbólicos e os bens imateriais também são analisados, tem por objetivo apresentar uma discussão a partir das relações entre geografia e religião. A ótica do sagrado a ser analisada, procura tomar por base as estratégias de difusão da fé, realizadas pela Igreja Católica Apostólica Romana em seus diferentes movimentos eclesiais, em especial a Renovação Carismática Católica – RCC, para continuar mantendo seu poderio frente ao crescimento de outras doutrinas religiosas, assim como, o crescente processo na sociedade contemporânea da hipermodernidade.

Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.

Confira outros textos de Jefferson Rodrigues de Oliveira publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.


quarta-feira, 20 de julho de 2016

Simpósio Internacional recebe trabalhos sobre Mídia, Religião e Política

Os grupos de pesquisa Mídia, Religião e Cultura (MIRE), da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), e Religião e Política no Brasil Contemporâneo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), realizarão o Simpósio Internacional Religiões, Políticas e Mídias na América Latina. O evento ocorrerá nos dias 4 a 6 de outubro em São Paulo, sendo dias 4 e 5 no Campus Ipiranga da PUC, e dia 6 no Campus Rudge Ramos da UMESP. 

Interessados em apresentar trabalhos deverão enviar seus resumos para o e-mail: religioespoliticasmidias@gmail.com até o dia 25 de agosto. Os Grupos Temáticos serão formados posteriormente, após o envio e aprovação dos trabalhos. As propostas de podem ser enviadas em duas categorias: 1) Comunicações Científicas: graduados em cursos de nível superior, estudantes de cursos de pós-graduação ou pós-graduados – mestres e doutores; e 2) Relatos de Iniciação Científica: estudantes dos cursos de graduação. No site religiaoepolitica.com.br é possível fazer o download do modelo padrão de envio dos trabalhos.

Confira mais informações sobre a programação, inscrições e prazos:
Texto adaptado do portal da Universidade Metodista.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Cibergraça: fé, evangelização e comunhão nos tempos da rede


Aline Amaro da Silva

RESUMO

A presente dissertação examina os efeitos da invenção da internet na teologia e sociedade, definindo o que é ciberteologia a fim de descobrir qual sua contribuição para melhor compreender e inter-relacionar a cultura, a fé e o ser humano contemporâneo. Delimita-se o tema em cibergraça, entendida como a comunhão entre as pessoas nos tempos da rede. Primeiro, apreende-se o ciberespaço como um lugar profundamente antropológico onde se pode refletir teologicamente. O estudo também busca verificar como a rede afeta ou potencializa a relação de comunhão entre as pessoas, em especial com a juventude, público predominante no ciberespaço. Além disso, analisa o valor eclesiológico da internet na missão de evangelizar todos os povos, construindo a relação entre evangelização e comunhão na era digital. O trabalho utiliza basicamente os métodos de pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. A dissertação se fundamenta principalmente nas obras e artigos de Antonio Spadaro, autor do livro e do campo teológico “Ciberteologia”, pano de fundo deste estudo. Para fundamentar a análise sociológica e cibercultural do primeiro capítulo, faz-se uso de autores como Manuel Castells, Pierre Lévy e André Lemos. Na teologia trinitária destaca-se a contribuição de Gisbert Greshake e John Zizioulas. Também o trabalho se inspira no pensamento científico-teológico de Teilhard de Chardin seja diretamente ou indiretamente através de autores como Jennifer Cobb, com sua obra “Cybergrace”.

Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.

Confira outros trabalhos de Aline Amaro da Silva publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

ECLESIOCOM recebe inscrições para ouvintes





O XI Eclesiocom (Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial) recebe até o dia 12 de agosto inscrições para ouvintes. O evento será realizado no dia 18 de agosto de 2016 no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-EC), localizado na cidade de Engenheiro Coelho (SP). A conferência central deste ano tem por tema ‘Comunicação, Religião e Cultura Visual’ e terá o Dr. David Morgan (Duke University/EUA) como convidado. Para se inscrever clique <<<aqui>>> e vá na aba inscrições.





segunda-feira, 11 de julho de 2016

CONACIR prorroga prazo para envio de trabalhos



O II Congresso Nacional de Graduações e Pós-Graduações em Ciência(s) da(s) Religião(ões) (CONACIR) prorrogou o prazo para envio de trabalhos. Interessados em submeter propostas de de comunicação e (ou) banner terão até o dia 3 de agosto para enviar seus trabalhos. As submissões devem ser feitas pelo formulário no <<<site>>>.

O evento será realizado de 26 a 28 de setembro na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na cidade de Juiz de Fora (MG). O valor das inscrições varia de 40 a 75 reais. O CONACIR conta com 43 grupos de trabalhos, dentre eles um sobre o tema "mídia e religião". Para conhecer as ementas dos GTs clique <<<aqui>>>.

Para saber saber as normas para submissões de banners ou comunicações clique <<<aqui>>>.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Comunidade virtual e ambiência religiosa: a Igreja Pentecostal Deus é Amor no ciberespaço


Marcos Francisco Stahl

RESUMO

Esta dissertação investiga a proibição do uso da TV pela cúpula da Igreja Pentecostal Deus é Amor e, procura analisar o emprego que a IPDA faz de outras mídias eletrônicas para se comunicar com seus membros no ciberespaço. O problema que instigou a pesquisa foi indagar acerca das razões que levam a IPDA a proibir o uso da TV, mantendo-a distante dos fiéis e, ao mesmo tempo, liberar o uso da Internet, que junto com outras mídias são utilizadas como dispositivo de proselitismo e comunicação. A Adoção da hipótese da liberação da internet pela IPDA advém do fato do ciberespaço, diferente da TV, além de ser um grande depositário do simbólico, é também uma dimensão de renovação de formas de sociabilidade. Grande parte das conexões é feita pelos fiéis iniciam e alimentam vínculos pessoais fortalecendo os vínculos da membresia com a comunidade IPDA. Estabeleceu-se como corpus o portal da IPDA na internet (www.IPDA.com.br), seus templos, o marketing religioso e o “Regulamento Interno” - RI - da Igreja para a efetivação da análise da pesquisa. Para este estudo foi utilizado o método científico, baseado em fundamentação teórica. O referencial teórico tem como base conceitual o campo da Comunicação e as mídias eletrônicas religiosas para abordar a relação entre o pentecostalismo praticado pela IPDA, as mídias eletrônicas e o ciberespaço com enfoque nas reflexões desenvolvidas por Miklos (2012; 2013); Cunha (2007); Campos (2005); Assmann, (1986); Alencar (2005).

Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.

Confira outros textos de Marcos Francisco Stahl publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.

terça-feira, 5 de julho de 2016

O senso do religioso na era digital: a nova ambiência da fé


Leomar Antônio Brustolin

RESUMO

O artigo aborda a experiência religiosa contemporânea influenciada pelas novas mídias. Parte da reflexão sobre as mudanças culturais que ocorreram nas últimas décadas e acabaram incidindo diretamente sobre o comportamento religioso. O novo cenário é abordado especialmente a partir da popularização da internet, que possibilitou uma nova ambiência religiosa. As novas formas de interatividade atingem a relação do humano com o divino. Não se trata apenas de novas linguagens, mas de diferentes percepções do sagrado acessível pelas redes. Dentre as inovações está a desintermediação, que dispensa mediadores na relação do humano com o transcendente. Prescinde-se de templos, lugares, tempos, líderes e normas que condicionem ou determinem a aproximação do fiel com a divindade. O estudo aborda especialmente as consequências dessa autonomia para a vivência comunitária da fé cristã, o sentido de pertença eclesial e os vínculos de solidariedade que sofrem mutações consideráveis. O fenômeno é avaliado a partir da Teologia do Concílio Vaticano II, procurando valorizar o diálogo da fé cristã com essa nova ambiência e, ao mesmo tempo, sustentando a singularidade do Cristianismo, enquanto religião do encontro, da proximidade e da misericórdia.

Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.

Confira outras publicações de Leomar Antônio Brustolin publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.