Paulo Roque Gasparetto
RESUMO
A pesquisa se propõe a examinar o
fenômeno da midiatização da religião caracterizada como “comunidades de
pertencimento”, dando atenção para as suas causas, mas, sobretudo, mostrar
experiências televisivas que atravessam o cotidiano dos fiéis, deslocando-os
para vivências que se realizariam no interior da comunidade demarcadamente
sociorreligiosatelevisiva. Mostra-se as estratégias de reconhecimento de
sentido religioso e práticas sociossimbólicas religiosas, desenvolvidas por
receptores católicos da TV Canção Nova, em Caxias do Sul. A metodologia da
pesquisa consiste em mostrar como a recepção relaciona-se com a oferta, e dessa
relação estrutura aquilo que nos parece ser a sua especificidade no processo de
constituição do funcionamento no âmbito dessa comunidade. A pesquisa realiza a descrição
e análise qualitativa do material empírico, considerando como um profissional
do garimpo comunicacional, buscamos com carinho, paciência e agudez os dados para
descrever as apropriações que os fiéis realizaram na constituição da comunidade
de pertencimento. A tese está construída em quatro partes: na primeira,
discute-se o conceito de comunidade que historicamente
vem recebendo vários matizes até chegar ao que estamos chamando de “comunidade
de pertencimento”; na segunda, aborda-se que a midiatização é pertinente para perceber
os fenômenos que envolvem a transformação e a reorganização das práticas religiosas,
enquanto modalidade de prática social; na terceira, analisa-se que essa
comunidade de pertencimento só é possível porque ela resulta do que seria o
trabalho da televisão como complexo dispositivo operando em novas bases de
interação diversidade de processos sociotécnicos;
na quarta, apresentam-se três procedimentos metodológicos visando perceber como
essa comunidade de pertencimento se constitui em termos de práticas discursivas
da recepção: observação assistemática da programação, pesquisa exploratória e
observação do processo de apropriação. O estudo evidencia a centralidade
da midiatização, que afeta as práticas religiosas e faz surgir uma nova “comunidade
de pertencimento”. No entanto, ao lado desse papel central da mídia,
percebemos, também, que há uma religião que emerge da relação da mídia com a sociedade
que, por sua vez, é permeada por diversas lógicas que ultrapassam o controle da
produção.
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