domingo, 29 de maio de 2016

Intersecção dos dispositivos midiáticos e religiosos: a midiatização como lógica do consumo na igreja Universal do Reino de Deus




Alexandre Dresch Bandeira

RESUMO

Esta dissertação expressa a investigação sobre a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) na perspectiva dos processos midiáticos. Teoricamente, reflete a partir dos conceitos de igreja eletrônica, dispositivos e campos midiáticos. Empiricamente, se desenvolve a partir de procedimentos de observação e pesquisa documental. O método de construção das análises seguiu uma linhagem descritiva, de sucessivas formalizações, utilizando recursos analíticos diversos, inclusive esquemas visuais (mapas, plantas, organogramas e fotografias), até se aproximar de conceitos centrais em torno dos quais procuramos pensar o midiático nesta Igreja. Esta análise procura mostrar todo o processo midiático através da intersecção dos dispositivos midiáticos e religiosos, envolvendo os vários conceitos nos problemas estudados, com a intenção de procurar entender como a IURD trabalha no campo midiático, misturando práticas das lógicas de consumo junto com as de religião.

Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.

Confira outros textos de Alexandre Dresch Bandeira clicando publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.

terça-feira, 24 de maio de 2016

CHAMADA: II CONACIR recebe trabalhos sobre mídia e religião


O II Congresso Nacional de Graduações e Pós-Graduações em Ciência(s) da(s) Religião(ões) (CONACIR) conta este ano com um Grupo de Trabalho (GT) voltado para a discussão acadêmica do tema "mídia e religião". Interessados podem submeter as suas propostas de comunicação e (ou) banner até o dia 10 de julho. O evento será realizado de 26 a 28 de setembro na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na cidade de Juiz de Fora (MG). O valor das inscrições varia de 40 a 75 reais.

Além do GT sobre "mídia e religião", o II CONACIR possui outros 42 GTs dedicados a temas relacionados à religião e suas múltiplas interfaces. Para conhecer as ementas clique <<<aqui>>>.

Para saber saber as normas para submissões de banners ou comunicações clique <<<aqui>>>. Acesse o formulário de submissão dos trabalhos clicando <<<aqui>>>.

Atenção: a coordenação do CONACIR informa que as propostas de comunicação e banner devem ser enviadas agora a partir da plataforma do evento no <<<site>>>.

domingo, 22 de maio de 2016

VÍDEO: A transmissão da fé em tempos de rede


Nesta palestra intitulada "A transmissão da fé em tempos de rede" o padre jesuíta Antonio Spadaro fala sobre os impactos das redes na sociedade e na vivência de experiências religiosas. A palestra foi promovida no dia 29/11/2012 pela Paulinas Livraria da Vila Mariana, São Paulo. Clique no vídeo ao lado e assista!

Confira outros trabalhos de padre Antonio Spadaro divulgados pelo Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Fé na Mídia: um estudo das imagens técnicas (Tv Record) como estratégia de comunicação e sobrevivência da Igreja Universal do Reino de Deus


Heinrich Araujo Fonteles

RESUMO

Esta pesquisa teve como objetivo estudar sobre o poder e a potência da imagem midiática e sua constituição como lócus de fé, articulando esta análise à linguagem jornalística, a qual se propõe de forma objetiva, neutra e racionalizada. A partir de um estudo teórico, por meio de uma abordagem metodológica interdisciplinar, baseando-se na teoria culturalística, articularam-se: (a) as teorias da imagem e da mídia, buscando identificar as origens das imagens visuais a fim de repensar como esta é evocada no contexto de um ambiente de comunicação semiótico midiático; e (b) as teorias de matizes sociológico, religioso e político, com o intuito de discutir poder, modernidade e neorreligiosidade. Para tanto, escolhemos como objeto de análise o Jornal da Record (JR), tendo como recorte a aproximação e distanciamento entre religião e comunicação observado nas reportagens de defesa do JR relacionadas aos escândalos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) ocorridos no ano de 2009. A sustentação teórica desta pesquisa foi desenvolvida com base nos conceitos e na tipologia de mídia de Pross; nos conceitos da escalada da abstração da imagem técnica de Flusser; nos conceitos da iconofagia pura de Baitello Jr; nas ideias sobre os imaginários propostos pela mediosfera e nas críticas ao paradigma da modernidade e do desencantamento do mundo de Contrera. Os resultados da pesquisa indicam que a fé na mídia é possível, uma vez que esta dá evidências de realidade para o sujeito. As neoreligiões, originadas nessa matriz, depositam confiança na mídia como forma de publicizar suas ideias, já que as imagens dão condição e potencializam o impacto na sociedade por meio da “noções de conceitos” e hipóteses-simulações possíveis de serem postas em práticas. A realidade passa a ser retratada pelo filtro religioso, disfarçada na racionalidade. É importante ressaltar que as noções de conceitos imagéticas dispensam a interpretação da realidade, visto que outras esferas de mediação produzem fatos e hipóteses possíveis ao se apoiarem na “Iconofagia (pura)” como forma de enganar a memória coletiva sobre acontecimentos, pois o recurso às imagens precedentes é altamente manipulável. Diante disso, a IURD, por meio do jornalismo da TV Record, encontrou uma forma de atuar em dois campos ao mesmo tempo: realidade e religiosidade. Suas notícias passaram a constituir matéria-prima dos programas religiosos. Tanto estes quanto aquelas têm raiz no solo popular, constituindo-se num “valor econômico” a ser negociado. Desta forma, a IURD, ao sustentar seu discurso na mídia, interfere e influencia o imaginário popular.

Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.

Confira outros textos de Heinrich Fonteles publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.

domingo, 15 de maio de 2016

Religiosidades no (do) ciberespaço


Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho

INFORMAÇÕES SOBRE O TEXTO

O texto trata de questões envolvendo religião e mídias digitais a partir de uma análise sobre a Bola de Neve Church. Parte das reflexões desenvolvidas foram publicadas no último capítulo do livro "A grande onda vai te pegar : marketing, espetáculo e ciberespaço na Bola de Neve Church" de autoria do mesmo autor.

Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.

Confira outros textos de Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho clicando <<<aqui>>>.


quinta-feira, 12 de maio de 2016

Igreja Universal lança versão do Netflix

Texto inicialmente publicado no portal do jornal Hoje Em Dia

A Igreja Universal lançou uma plataforma online chamada Univer, uma espécie de Netflix onde os fiéis poderão assistir a cultos online, filmes e séries cristãs, palestras sobre como obter sucesso financeiro, fé inteligente e uma infinidade de conteúdo sobre vida a dois.

No entanto, as séries e novelas bíblicas da Record, como por exemplo 'Os Dez Mandamentos', não estarão disponíveis nesta plataforma, pois estes conteúdos foram licenciados para serem comercializados com a Netflix.

A plataforma digital pode ser acessada por meio de computadores, tablets e celulares, a um custo de R$ 14 por mês.

A parte gráfica do serviço lembra muito a Netflix. No entanto, a nova empreitada do Bispo Edir Macedo (que também é dono Rede Record) não oferece 30 dias grátis.

Não se sabe ao certo a quantidade de conteúdo disponível no serviço de streaming, mas programas como 'The Love School', de Cristiane e Renato Cardoso, exibidos pela Record aos sábados, aparecem como destaque.

Na parte de conteúdo infantil são ofertados desenhos bíblicos que já passaram na Record. Entre os filmes, títulos ligados à igreja, como, por exemplo, Martinho Lutero.

Com o lançamento do Univer, a Igreja Universal sai na frente de Silas Malafaia, que está anunciando o Gospel Play, "o melhor do conteúdo gospel para toda sua família em um só lugar", diz o pastor.


Acesse o texto publicado no Hoje Em Dia clicando <<<aqui>>>.


quarta-feira, 11 de maio de 2016

Os contratos de leitura e a construção de vínculos de líderes evangélicos com seus fiéis na internet


Francieli Jordão Fantoni, Viviane Borelli

RESUMO

A Internet representa um marco importante para caracterizar a intensificação dos processos de midiatização das práticas religiosas evangélicas. A web, convertida em meio, agencia um novo discurso religioso para seus públicos. Neste sentido, o artigo analisa o caráter singular das estratégias que são acionadas pelos líderes das igrejas nesta ambiência, como forma de estabelecimento de vínculos por meio de contratos de leitura específicos que tomam forma por meio de distintos dispositivos midiáticos. Para isso, são analisados os portais das Igrejas Assembleia de Deus, Internacional da Graça de Deus e Universal do Reino de Deus. Observa-se que a autoridade religiosa é um fator significante para a constituição de uma imagem institucional e para a geração de simbologias entre seus fiéis

Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.

Confira outros textos de Francieli Jordão Fantoni publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.

Confira outros textos de Viviane Borelli publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Marketing in Catholic Media



Terézia Rončáková

INTRODUÇÃO

The question whether Catholic media fulfill their role in the society and the way they use media communication channels to spread religious messages raises another question, which is of no lesser importance – the problem of marketing. For the purpose hereof, by marketing we mean anything directed to increasing the demand for a given product with respect to both the media’s advertisers and the audience.

The situation in Slovakia in the field of marketing in Catholic media is of special importance due to a kind of general feeling that marketing in those media is of poor quality, insufficient, unmanaged, disregarded or neglected. The question of whether this is a prejudice or the reality is yet to be examined herein.

As we examine this question in more detail, we will reflect upon the following seven areas of concern: advertising, self-promotion, marketing department staffing, attitudes of concerned stakeholders, approach to the gathering and evaluation of feedback, subsidies of media obtained from managing entities, and distribution of media product.

Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.

Confira outros textos de Terézia Rončáková publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.

domingo, 1 de maio de 2016

NARRAR A DEUS: A religião como meio de comunicação



Enzo Pace

RESUMO

O que nos dispomos a fazer nas páginas seguintes é, de um lado, tratar a religião como sistema e como poder de comunicação e, de outro, reconstruir as conexões entre universos simbólico-religiosos e ambientes sociais que mudam no tempo e no espaço. Rastrear as linhas de descendência para encontrar quais são as semelhanças irredutíveis entre tradições religiosas distintas, que nasceram e se firmaram diacronicamente em um mesmo ambiente sociocultural ou em ambientes distantes, não esgota a tarefa de uma sociologia comparada das religiões. Por tal fórmula entendemos a busca dos componentes estruturais da relação entre processo de fundação e processo de construção de um sistema de crença religiosa, entre experiência criadora inicial e sistematização sucessiva de um conjunto de crenças e práticas rituais.

Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.

Confira outros textos de Enzo Pace publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.