sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Revista Contracampo divulga chamadas de 2015

A revista Contracampo (qualis B1) divulgou as ementas de seus dossiês temáticos deste ano. Confira.


Materialidades da Comunicação 

Ementa: O dossiê sobre Materialidades da Comunicação abre espaço para discussões sobre as materialidades dos objetos tecnológicos enquanto elemento importante nos processos cognitivos e sensoriais e nas formas de pensamento. Busca-se problematizar de que modo a dimensão material da experiência se associa com a dimensão imaterial da cultura. Como o corpo, o afeto, as sensorialidades e as emoções se reconfiguram nas relações com os objetos e tecnologias de comunicação? Como se dão os processos de mediação? A questão levanta um antigo problema filosófico, colocando em xeque a supremacia do sujeito em relação aos objetos. Considera, portanto, que os objetos com os quais nos relacionamos também contribuem para o nosso conhecimento sobre o mundo, pois nos afetam continuamente e fazem parte das relações que estabelecemos. O dossiê propõe a reflexão sobre as relações entre tecnologia, materialidade e conhecimento com o intuito de discutir e revisar teorias e metodologias no campo da Comunicação.
Prazo de envio: 28 de fevereiro de 2015


Subculturas em ambientes digitais
 
Ementa: O dossiê sobre Subculturas em ambientes digitais propõe abarcar a ampla discussão sobre os modos de comportamento e dinâmicas identitárias compartilhadas por grupos sociais, a partir de sua articulação com o ambiente digital e as tecnologias da comunicação. Interessa-nos abrir espaço para estudos que explorem as práticas culturais destes grupos, que representam uma subdivisão dentro de uma cultura dominante, no ambiente digital,  Assim, o foco recai sobre os seguintes temas interdisciplinares, abordados por pesquisadores da comunicação e dos estudos culturais: subcultura e processos de resistência; subcultura e juventude nas redes sociais; diversidade de identidades e subculturas em ambientes digitais; negociações das subculturas com o mercado; linguagens midiáticas de subculturas; dinâmicas de gosto e afetos compartilhados pelos grupos sociais etc.   O dossiê propõe, desta maneira, uma reflexão sobre as relações sociais, econômicas e políticas proporcionadas a partir do uso dos meios de comunicação, ao mesmo tempo que investiga as nuances do desenvolvimento de novas sensibilidades da cultura juvenil na contemporaneidade.
Prazo de envio: 10 de maio de 2015
 

Mídia e Memória
 
Ementa: O dossiê sobre Mídia e Memória possibilita fomentar o debate sobre como os meios de comunicação se constituem como um lugar de memória na contemporaneidade. A proposta deste dossiê é empreender um espaço para discussões que busquem refletir sobre os processos e mecanismos de produção de sentido a partir das produções midiáticas na constituição da noção de memória social. Assim, nos interessa receber artigos que busquem discutir o papel da mídia na construção e reconstrução histórica e na transformação social. Algumas questões como midiatização da memória, memória social da mídia e produções midiáticas como construção histórica e social serão abordadas neste dossiê. Esse espaço tem como proposta refletir e fomentar a discussão sobre as relações entre mídia e memória compreendendo os meios de comunicação enquanto parte do fenômeno de construção e transformação da sociedade.
Prazo de envio: 10 de setembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário