Nesta curta entrevista concedida à então do doutorando em Comunicação Corine Prevedello o padre Pedro Gilberto Gomes, doutor e mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), fala da relação entre mídia e religião.
Clique <<<aqui>>> e assista.
quinta-feira, 30 de julho de 2015
terça-feira, 28 de julho de 2015
Narrativas do (Con-)vencer: Testemunhos de Fracasso e Sucesso da Igreja Universal na sua Programação Televisiva em Minas Gerais
Marco Túlio de Sousa
RESUMO
No presente estudo oferecemos uma análise narrativa da Programação da Igreja Universal que consiste em programas televisivos da Igreja Universal veiculados em Minas Gerais no período da madrugada. Com base no método da “semana construída” e na teoria narrativa de Paul Ricoeur (2010a, 2010b, 2010c), oito edições foram analisadas com o objetivo de se entender a relação que a igreja procura construir com o público por meio de seus textos e textualidades e o modo como estes se relacionam entre si. O percurso realizado permitiu-nos identifi car a existência de uma “arquitetura narrativa” comum a todos os programas que compõem a Programação IURD, qual seja: “narrativas de fracasso” atreladas às “narrativas de sucesso” que são mediadas pelos comentários dos pastores. Assim, parece-se buscar uma “dupla identificação” do público com os problemas e as soluções, com intuito de convencê-lo a ir a um dos cultos da denominação.
Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.
Confira outros de Marco Túlio de Sousa publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.
O Papel da Mulher no Rádio Iurdiano: narradoras eletrônicas na frequência da web
Cláudia Figueiredo Modesto
Márcio de Oliveira Guerra
RESUMO
Este artigo integra uma pesquisa, em fase de conclusão, que investiga a identidade feminina na mídia neopentecostal da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Partimos dos conceitos de identidade dos Estudos Culturais e da interface entre mídia e religião para investigar qual o modelo de mulher fornecido ou incentivado pelas narrativas de conversão exibidas através da Rede Aleluia de Rádio, que cobre 75 por cento do território nacional. Como metodologia, adotamos a Análise da Narrativa baseada nos pensamentos de Gancho (2006), Reuter (2007) e Barthes et all (2009). Foram comparadas as narrativas femininas ao vivo e gravadas durante os dias 06 e 10 de junho, de 9h às 12h, quando o programa Mensagem do Bispo Edir Macedo estava sendo transmitido em rede para todas as 63 emissoras da IURD e também pela internet através da TV IURD.
Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.
Confira outros textos de Cláudia Figueiredo Modesto publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.
Confira outros textos de Márcio de Oliveira Guerra publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.
segunda-feira, 27 de julho de 2015
ABHR define novo prazo para submissão de trabalhos do seu II Simpósio Nordeste
Associação Brasileira de História da Religião (ABHR) prorrogou até o dia 5 de agosto o prazo de submissão de resumos para o 2º Simpósio Nordeste da ABHR, que será realizado de 15 a 17 de setembro na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O tema desta edição é "Gênero e religião: diversidades e (in)tolerâncias nas mídias". O evento conta com 32 grupos de trabalho (GTs). Cada participante só pode enviar uma proposta de trabalho. Dentre os GTs destacamos os seguintes:
GT 4 - Catolicismo, juventude e mídias
GT 10 - Gênero, mídia e religião
GT 12 - História, igreja e imprensa cristã
GT 15 - Imagens midiáticas; a inter-relação da publicidade com a religião
GT 16 - Marketing, espetáculo e ciberespaço: entre diversidades e (in)tolerâncias
GT 18 - Mídia, religião e consumo
Confira a lista completa e a ementa de cada grupo de trabalho clicando <<<aqui>>>.
Além dos GTs, os congressistas são convidados a participarem dos minicursos ofertados. São 13 cursos que serão ofertados durante três dias do evento. Destacamos:
MC 1 - Assessoria de comunicação nas igrejas evangélicas
MC 9 - Mídia, religião e sociedade: estudos e perspectivas
Confira a lista completa dos minicursos e a programação específica de cada um deles clicando <<<aqui>>>.
Para mais informações sobre o II Simpósio Nordeste da ABHR clique <<<aqui>>>.
domingo, 26 de julho de 2015
TESE: O Show da Fé: a religião na sociedade do espetáculo - Um estudo sobre a Igreja Internacional da Graça de Deus e o entretenimento
Karla Patriota
RESUMO
A nossa tese propõe-se a evidenciar como a religião está sendo articulada na contemporaneidade com o fenômeno comunicacional espetacular moderno. Constatamos que, mergulhadas na sociedade do espetáculo, as práticas religiosas se mostram cada vez mais espetaculares, na medida em que, influenciadas pela mídia, são reformuladas segundo as regras próprias do espetáculo (show business) e da indústria do entretenimento. Buscamos entender o fortalecimento do campo religioso na atualidade, através de uma redefinição de identidade, de função e de espaço da religião, isto é, do campo religioso brasileiro especificamente dentro de neopentecostalismo - que se tornou complexo e desafiador para a tarefa analítica. Conceitos como racionalidade e desencantamento do mundo são usados na nossa pesquisa para ancorar a reflexão acerca do processo de secularização, que ao invés de produzir o declínio do sagrado , produziu o nascimento de novas formas de religiosidade, que evidenciam a fragilidade das concepções produzidas na modernidade a respeito do fenômeno religioso na mídia. Esta análise do fenômeno é feita com base no estudo da religiosidade espetacular presente na Igreja Internacional da Graça de Deus, nos referenciais oferecidos pelos sociólogos da religião, com ênfase nos conceitos weberianos e pela abordagem crítica de Guy Debord sobre a sociedade do espetáculo. Sustentamos a tese de que este novo processo de organização da atividade religiosa neopentecostal torna o discurso religioso uma mercadoria cuidadosamente embalada e oferecida por meio dos espetáculos televisivos. Esta tese defende que o que parece ocorrer é que a importância do discurso propagado torna-se irrelevante ao ser experimentado no cotidiano, porque o encanto desse discurso fácil de ser consumido está, principalmente, enquanto se mostra como elemento espetacular, mas, uma vez deslocado de sob os holofotes espetaculares, ele é ofuscado pela realidade sem graça. Esse desencanto deve ser compensado imediatamente com um novo encantamento. Daí que o perpétuo do espetáculo é a mudança. A criação exaustiva de novos produtos, discursos religiosos e entretenimento, afinal, a mercadoria precisa dar lugar à mercadoria
Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.
Confira outros textos de autoria de Karla Patriota publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.
quarta-feira, 22 de julho de 2015
Religião Pública: desdobramentos da midiatização da religião na cultura digital
Moisés Sbardelotto
RESUMO
Este artigo busca aprofundar a reflexão sobre o fenômeno da comunicação contemporânea em sua interface com o culto cristão a partir do conceito de “midiatização da religião”. Para isso, fazse um resgate conceitual e uma revisão crítica do conceito, destacando algumas lógicas presentes em estudos da relação mídia e religião (dependência, influência, subserviência, prepotência) e algumas perspectivas de análise (manipulação, institucionalização, mercantilização). Em seguida, reflete-se sobre a midiatização em geral e especificamente a midiatização digital da religião, especialmente a partir do desenvolvimento das redes digitais. Argumenta-se que, desse processo, emerge uma “religião pública”, marcada por um poder simbólico compartilhado socialmente, mediante experimentação religiosa, que desloca o papel central das instituições eclesiais no estabelecimento de crenças e práticas e na configuração do culto cristão na sociedade contemporânea. Como conclusão, defende-se que as mudanças nas relações de sentido religioso impulsionam a transformação progressiva e gradual da concepção social do cristianismo e do culto cristão.
Leia o texto online clicando <<<aqui>>>.
Confira outros textos de Moisés Sbardelotto no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.
segunda-feira, 20 de julho de 2015
O jornalismo cristão da Revista Ultimato
Alana Karolina Gois
Michele da Silva Tavares
RESUMO
Este artigo é fruto dos resultados obtidos com o Trabalho de Conclusão de Curso que analisa, por meio do estudo de caso, a Revista Ultimato e o seu jornalismo cristão. Partimos de uma reflexão sobre o contexto no qual ela está inserida, destacando a relação entre mídia e religião e a forma como os meios de comunicação são utilizados para propagar as mensagens evangelísticas. Além disso, delimitamos o contrato de informação cristã da revista, a partir das ideias de Patrick Charaudeau. Direcionados por estes aspectos, analisamos o posicionamento editorial da revista Ultimato - “Sem polêmica, mas delicadamente ousada”, através das matérias de capa, justificando sua natureza como um produto do segmento editorial “jornalismo cristão”
Leia online o texto completo publicado nos anais do Intercom Nordeste clicando <<<aqui>>>.
Confira outras publicações de Alana Karolina Gois no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.
Confira outras publicações de Michele da Silva Tavares no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.
domingo, 19 de julho de 2015
Mídia e Religião: Das peregrinações ao universo das telecomunicações
Sidnei Budke
RESUMO
O presente artigo é resultado de algumas reflexões feitas acerca do campo
mídia e religião. O objetivo central em tematizar esta área, ainda pouco explorada, é
contribuir para novas perspectivas e esclarecimentos referentes à atuação do
catolicismo, protestantismo, pentecostalismo e neopentecostalismo nos sistemas de
telecomunicação, principalmente em termos do rádio e televisão. Saliento que em
nenhum momento utilizarei uma análise teológica ou conclusões sobre os programas
religiosos, em virtude da constatação de que, para entendermos estes antigos e atuais
fenômenos religiosos da comunicação social, precisamos, antes de tudo, conhecer
brevemente a trajetória histórica e o desenvolvimento destes grupos, como também,
a lógica mercado lógica por eles idealizada e manifestada na sociedade brasileira.
Convido você, leitor, a navegar neste universo de informações, convidando-lhe, a
partir desta leitura, a sentir-se desafiado a se aprofundar, ainda mais, nos conteúdos
aqui abordados e refletidos.
Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.
Confira outros textos do autor publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.
quinta-feira, 16 de julho de 2015
Travestis lutam contra ditadura religiosa no Brasil em filme nacional
Texto originalmente publicado pelo Catraca Livre
"O ano é 2020. E o medo que vivemos em 2015 concretizou-se: foi instalada uma ditadura religiosa no Brasil. Mas há esperança! Com o objetivo de nos libertar, as travestis Shoshanna e Verônika partem em uma missão de alto risco." Essa narrativa em um futuro distópico descreve o curta brasileiro "As Bodas do Diabo", de Ivan Ribeiro.
O filme, que acaba de ganhar teaser, segue o gênero exploitation e traz no elenco Valder (intérprete da Tchaka Drag Queen), Silvero Pereira, Bill Santos, Fabinho Vieira e Miguel Tadeu Vicentim. O lançamento está previsto para novembro deste ano.
A produção havia sido pensada apenas no universo da ficção. No entanto, o avanço da bancada evangélica e os recentes discursos religiosos pouco amistosos nas redes sociais deram ao projeto novos contornos. "Em abril de 2015 escrevi 'As Bodas do Diabo' achando que estava imaginando um universo 100% ficcional, eis que a cada dia que passa chegamos mais perto de ter um 'Novo Brasil'. Caso isso aconteça, precisaremos de Shoshannas", declarou o diretor na página oficial do filme no Facebook.
Clique <<<aqui>>> para conferir o primeiro teaser do filme.
Leia o texto completo publicado pelo Catraca Livre clicando <<<aqui>>>.
terça-feira, 14 de julho de 2015
Historia de la Comunicación Social estadounidense a través de sus Movimientos Religiosos: interacciones entre religión, cultura y comunicación
Antonio Sánchez Bayón
En Europa continental, se está renunciando al recurso de la religión como valioso instrumento para comprender la realidad social, su producción cultural y su comunicación. Ello es debido a una tardía y excesiva secularización, conducente a una entropía inminente. Por el contrario, en los Estados Unidos de América, gracias a su prototípica secularización (cuyo reflejo son sus vigorosos movimientos religiosos), la religión sigue jugando un papel esencial a la hora de determinar cuestiones comunicativas como la opinión y las relaciones públicas, la propaganda y la difusión mediática, etc. Por tanto, se ofrece en este estudio una teoría de conjunto, que ha de servir tanto para desvelar el significado y alcance del papel de los movimientos religiosos en el devenir de la comunicación social estadounidense, así como, para aportar las evidencias necesarias para el desmantelamiento de las imposturas surgidas en la reciente reformulación sociocultural, fruto del último despertar y su revitalización.
Leia Online o texto completo clicando <<<aqui>>>.
Confira outros textos do autor publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.
segunda-feira, 13 de julho de 2015
Congresso Internacional de Ciência conta com Fórum Temático sobre Religião, arte sequencial e cultura pop
O XVIII Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião ocorre nesta semana dos dias 14 a 17 de julho na PUC-Minas do bairro Coração Eucarístico, em Belo Horizonte. Nos dias 15 e 16 os congressistas apresentarão suas comunicações nos 12 grupos de trabalho e nos 11 fóruns temáticos (FTs) do evento. Em um dos fóruns temáticos temas relacionados à mídia e religião serão discutidos. Confira abaixo os títulos dos trabalhos deste FT.
1 - Mark Opsanick: uma investigação literária da obra "O Exorcista" - David Carlos Santos Sarges
2 - A uniformização do cotidiano por listas: entre a indiferença e a culpa - Elainy Fátima de Souza
3 - "Maranhão 66", a personagem Sarney e Glauber Rocha: uma contemporaneidade - Everton Nery Carneiro
4 - As histórias em quadrinhos e o adventismo brasileiro: conflitos e aproximações na revista adventista - Felipe Carmo
5 - Diálogo sobre uma teologia viking: ilações a respeito do deus Thor e sua representação na superaventura - Helio Aparecido Campos Teixeira
6 - Messianismo na Cultura Pop à luz da mitologia do Superman - Iuri Andréas Reblin
7 - "E agora, aonde vamos?" - direito, gênero e religião na obra de Nadine Labaki - Kathlen Luana de Oliveira
8 - O Sagrado nos games: arquétipos religiosos nas narrativas gamificadas dos jogos eletrônicos - Luis Carlos de Lima Pacheco
9 - Uma história, duas estratégias: análise comparativa de dois produtos midiáticos da Igreja Universal do Reino de Deus - Jênifer Rosa de Oliveira e Marco Túlio de Sousa
10 - "Santa Missa em Seu Lar": Construção midiática da TV Anhanguera da Missa da 5h30 no domingo do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno - Paulo Afonso dos Santos Tavares
Confira a programação completa e outras informações clicando <<<aqui>>>.
1 - Mark Opsanick: uma investigação literária da obra "O Exorcista" - David Carlos Santos Sarges
2 - A uniformização do cotidiano por listas: entre a indiferença e a culpa - Elainy Fátima de Souza
3 - "Maranhão 66", a personagem Sarney e Glauber Rocha: uma contemporaneidade - Everton Nery Carneiro
4 - As histórias em quadrinhos e o adventismo brasileiro: conflitos e aproximações na revista adventista - Felipe Carmo
5 - Diálogo sobre uma teologia viking: ilações a respeito do deus Thor e sua representação na superaventura - Helio Aparecido Campos Teixeira
6 - Messianismo na Cultura Pop à luz da mitologia do Superman - Iuri Andréas Reblin
7 - "E agora, aonde vamos?" - direito, gênero e religião na obra de Nadine Labaki - Kathlen Luana de Oliveira
8 - O Sagrado nos games: arquétipos religiosos nas narrativas gamificadas dos jogos eletrônicos - Luis Carlos de Lima Pacheco
9 - Uma história, duas estratégias: análise comparativa de dois produtos midiáticos da Igreja Universal do Reino de Deus - Jênifer Rosa de Oliveira e Marco Túlio de Sousa
10 - "Santa Missa em Seu Lar": Construção midiática da TV Anhanguera da Missa da 5h30 no domingo do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno - Paulo Afonso dos Santos Tavares
Confira a programação completa e outras informações clicando <<<aqui>>>.
quinta-feira, 9 de julho de 2015
Congresso sobre Mídia, Gênero e Religião nos Estados Unidos recebe inscrições de trabalhos
A VI Conferência Internacional do Centro de Mídia, Religião e Cultura terá como tema "Mídia, Gênero e Religião" e recebe inscrições de resumos para apresentações até o dia 1º de agosto. O evento será realizado na University of Colorado Boulder na cidade Boulder, estado do Colorado, nos Estados Unidos de 7 a 10 de janeiro de 2016. As taxas de inscrição variam de 80 a 160 dólares.
Saiba mais sobre o evento e como participar clicando <<<aqui>>>.
A venda da fé pela mídia: análise do discurso religioso apresentado no programa de TV da Igreja Mundial do Poder de Deus
Eloísa Cristina Romão Pereira
Valquiria Michela John
RESUMO
O objetivo da pesquisa consiste em analisar a estrutura discursiva e as estratégias de persuasão desenvolvidas com o objetivo de vender produtos de fé em cultos transmitidos através de programas de TV e pela internet da Igreja Mundial do Poder de Deus. Para a realização do estudo, foi selecionado um dos vídeos para a análise do discurso religioso e de persuasão assim como suas figuras de linguagem. A pesquisa se caracteriza como descritiva análise documental de diversos materiais e análise do discurso. Conclui-se que o uso das estratégias de marketing e marketing religioso utilizado pela Igreja Mundial do Poder de Deus está relacionado à venda de produtos de fé, materiais ou imateriais, ofertando aos espectadores prosperidade, cura e a resolução para os mais diversos problemas do cotidiano.
Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.
terça-feira, 7 de julho de 2015
NOTÍCIA: Facebook notifica rede social cristã FaceGlória por uso de sua marca
Texto de autoria de Larissa Leiros Baroni publicado originalmente no UOL.
A FaceGlória --recém-lançada rede social brasileira que se diz "voltada para a família cristã"-- recebeu uma notificação extrajudicial do Facebook por "uso indevido de marca", segundo Acir Santos, um dos criadores da página, informou com exclusividade para o UOL.
"A rede social é como uma roda, ninguém consegue reinventá-la, apenas aperfeiçoá-la e/ou enfeitá-la. O Facebook, no entanto, não pode achar que é dono do modelo. Ele mesmo imitou, em partes, o falecido Orkut", disse Santos. De acordo com ele, o FaceGlória é patenteado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) --órgão ligado ao governo federal--, além de ter domínio próprio.
Arquivo Pessoal
Acir Santos, criador do FaceGlória
Na ação, os representantes legais do Facebook dizem que "embora o INPI tenha adotado posição diferente, a marca infringe a lei de Propriedade Industrial, além de ser uma reprodução parcial do Facebook." O documento foi emitido no dia 1º de julho, pouco menos de um mês após o lançamento da rede social voltada para cristãos, que já tem 110 mil usuários inscritos --sendo 85 mil ativos.
Santos classificou a medida do Facebook como um "claro incômodo" ao crescimento e exposição do FaceGlória, que, segundo ele, já conta com usuários de mais de 50 países --tais como Estados Unidos, Índia, Portugal, Japão, Reino Unido, Angola, Espanha, Israel e Itália. "Vamos nos manter firme", garantiu o criador, que diz buscar um entendimento com a rede social de Mark Zuckerberg "sem contaminar nosso conteúdo e princípios".
Uma das soluções, segundo ele, é propor uma parceria. "Ainda não sabemos ao certo que tipo de parceria, mas quem sabe uma ação para o compartilhamento das postagens nas duas redes", informou Santos.
Leia o texto completo publicado no Uol clicando <<<aqui>>>.
segunda-feira, 6 de julho de 2015
LIVRO: Cartografias do Sagrado e do Profano: Religião, espaço e fronteira
O livro "Cartografias do Sagrado e do Profano: Religião, espaço e fronteira" reúne os textos apresentados e discutidos no I Simpósio Regional Sul da
Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR), ocorrido entre os dias 17 e 19 de outubro de
2013, na Faculdades EST, em São Leopoldo, RS. O livro foi organizado pelos professores Iuri Andréas Reblin, Oneide Bobsin e Valério Guilherme Schaper.
Você pode baixá-lo gratuitamente clicando <<<aqui>>>.
Confira abaixo o sumário da obra. Deixamos em negrito os textos sobre mídia e religião. Confira:
SUMÁRIO
A ABHR e os estudos da religião no Brasil
Wellington Teodoro da Silva
Em busca de critérios para o estudo objetivo da religião
Afranio Patrocínio de Andrade 25
Espírito: o mediador entre corpo e alma
Ana Carolina Jungblut 37
O “Reino do Corpo” na obra holística de Ellen White: genealogias e propostas
Fábio Augusto Darius 57
Laicidade em escola pública: a mediação pedagógica contempla e desperta nos discentes o senso crítico sobre o Transcendente?
Clera Barbosa Cunha Claudia Barbosa 73
Literatura grega e literatura hebraica: A tragédia e o evangelho
Everton Nery Carneiro 89
Considerações acerca dos elementos escatológicos e apocalípticos na constituição do protestantismo no Brasil
Willian Kaizer de Oliveira 99
Radicalizações Fundamentalistas na Contramão do Pluralismo Religioso
José Ivo Follmann 119
Somos filhos/as do nosso tempo! A (auto)formação docente baseada em modelos biográficos
Sandra Vidal Nogueira, Adélia Dugatto Duarte e Daniela Silva de Lourenço 131
O sagrado no pentecostalismo: Fronteiras entre a racionalidade e a irracionalidade
Claiton Ivan Pommerening 143
Vozes e Silêncios: memória, identidade e representação da mulher “colona” do Vale Paranhana
Ana Paula Moutinho Ferraz 159
Pedagogia Cemiterial: Uma Possibilidade de Ação nas Aulas de Ensino Religioso
Kate Fabiani Rigo 169
Política da fé: a eleição municipal na constituição do projeto político/assistencial da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Campos dos Goytacazes-RJ
Pedro Costa Azevedo 183
A presença de uma “pedagogia luterana” nos fundamentos da Rede Sinodal de Educação
Tiago Becker 199
Os desafios e as oportunidades do Ensino Superior em Instituições Confessionais frente ao Pluralismo Pós-moderno
Domingos Salvador Cesca e Andressa Jackeline de Oliveira Mario e Paiva 213
Imagens femininas na história de Santo Antônio da Patrulha: um olhar nos lugares de memória do Parque da Guarda
Maicon Diego Rodrigues 229
Sacred Dance entre o sagrado e o profano
Ana Lúcia Marques Ramires 245
Compreensão de tempo e estratégias na fronteira: articulações de direitos nas amazônias interamericanas
Geórgia Pereira Lima 259
Quanto vale a sua fé? – A tendência capitalista da fé evangélica de Fortaleza nos últimos vintes anos
George Sousa Cavalcante 273
Adolescência e Terreira: a construção de uma identidade negra na periferia de Porto Alegre
Valeska Garbinatto 291
Em busca de um lugar para vivenciar a fé: o caso da comunidade luterana em São Luís do Maranhão
Alessandro Bartz 303
“A mulherzinha doida e histérica que pregava na Colônia”: Jacobina Mentz Maurer no imaginário religioso do século XIX
Daniel Luciano Gevehr 323
Formação identitária do professor e a mídia televisiva
Maria de Fátima Luz Santos 341
Religiões de Matrizes Africanas e os comportamentos preconceituosos de gestores/as e docentes do sistema público e privado de ensino
Antonilda de Oliveira Leitão 355
O Advento da Cibercultura: Globalização, crescimento tecnológico e midiatização religiosa
Sidnei Budke 367
Fronteiras fluidas, religiosidade e os desafios contemporâneos
Geórgia Pereira Lima 387
O desafio de se tornar pessoa na atualidade: “Sujeitos” para quê?
Silvia Helena Barreto Silva Queiroz 401
O crescimento das Assembleias de Deus no Brasil para a próxima década
Luciano de Carvalho Lirio 411
Protestantismo brasileiro e direitos humanos: entre trincheiras e camaleões
Thyeles Borcarte Strelhow 427
Assembleia de Deus: construção e manutenção da identidade de “Pentecostalismo Clássico”
Valdinei Ramos Gandra 447
Assembleia de Deus: a instrumentalização do patrimônio cultural como recurso identitário
Valdinei Ramos Gandra 461
O Dualismo Grego na Teologia Cristã: contribuições do neocalvinismo holandês para o resgate de uma teologia integral
Rodomar Ricardo Ramlow 475
A escola das virtudes: X-Men e o bem aristotélico
Gelson Vanderlei Weschenfelder 491
Sexualidade humana, homossexualidade, família e matrimônio: perspectivas institucionais e outras vozes protestante-luteranas
Daniela Senger 501
Neopentecostalismo: profanização do sagrado e sacralização do profano - Uma reflexão
Maria Clara Ramos Nery 519
A construção histórica do fundamentalismo
Luciano de Carvalho Lirio 531
Pneumatologia crucis: a pneumatologia pentecostal em diálogo com a Teologia da Cruz
Fernando Albano 547
A vinculação da imagem no imaginário religioso dentro do contexto evangélico luterano
Daniela Moratti Precilio 563
Congregação das Filhas do Amor Divino: os desafios e perspectivas na história (1868-2013)
Ana Cristina de Lima Moreira 577
A Igreja Internacional da Graça de Deus: o protagonismo dos seus símbolos e seus autores
Celso Gabatz 589´
A construção de uma cultura de direitos humanos a partir da racionalidade descentrada: um caminho eficaz para a inclusão do outro
Noli Bernardo Hahn e Rosângela Angelin 603
Escritura Gnóstica e Escritura Cristã Hoje
Flávio Schmitt 625
Você pode baixá-lo gratuitamente clicando <<<aqui>>>.
Confira abaixo o sumário da obra. Deixamos em negrito os textos sobre mídia e religião. Confira:
SUMÁRIO
A ABHR e os estudos da religião no Brasil
Wellington Teodoro da Silva
Em busca de critérios para o estudo objetivo da religião
Afranio Patrocínio de Andrade 25
Espírito: o mediador entre corpo e alma
Ana Carolina Jungblut 37
O “Reino do Corpo” na obra holística de Ellen White: genealogias e propostas
Fábio Augusto Darius 57
Laicidade em escola pública: a mediação pedagógica contempla e desperta nos discentes o senso crítico sobre o Transcendente?
Clera Barbosa Cunha Claudia Barbosa 73
Literatura grega e literatura hebraica: A tragédia e o evangelho
Everton Nery Carneiro 89
Considerações acerca dos elementos escatológicos e apocalípticos na constituição do protestantismo no Brasil
Willian Kaizer de Oliveira 99
Radicalizações Fundamentalistas na Contramão do Pluralismo Religioso
José Ivo Follmann 119
Somos filhos/as do nosso tempo! A (auto)formação docente baseada em modelos biográficos
Sandra Vidal Nogueira, Adélia Dugatto Duarte e Daniela Silva de Lourenço 131
O sagrado no pentecostalismo: Fronteiras entre a racionalidade e a irracionalidade
Claiton Ivan Pommerening 143
Vozes e Silêncios: memória, identidade e representação da mulher “colona” do Vale Paranhana
Ana Paula Moutinho Ferraz 159
Pedagogia Cemiterial: Uma Possibilidade de Ação nas Aulas de Ensino Religioso
Kate Fabiani Rigo 169
Política da fé: a eleição municipal na constituição do projeto político/assistencial da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Campos dos Goytacazes-RJ
Pedro Costa Azevedo 183
A presença de uma “pedagogia luterana” nos fundamentos da Rede Sinodal de Educação
Tiago Becker 199
Os desafios e as oportunidades do Ensino Superior em Instituições Confessionais frente ao Pluralismo Pós-moderno
Domingos Salvador Cesca e Andressa Jackeline de Oliveira Mario e Paiva 213
Imagens femininas na história de Santo Antônio da Patrulha: um olhar nos lugares de memória do Parque da Guarda
Maicon Diego Rodrigues 229
Sacred Dance entre o sagrado e o profano
Ana Lúcia Marques Ramires 245
Compreensão de tempo e estratégias na fronteira: articulações de direitos nas amazônias interamericanas
Geórgia Pereira Lima 259
Quanto vale a sua fé? – A tendência capitalista da fé evangélica de Fortaleza nos últimos vintes anos
George Sousa Cavalcante 273
Adolescência e Terreira: a construção de uma identidade negra na periferia de Porto Alegre
Valeska Garbinatto 291
Em busca de um lugar para vivenciar a fé: o caso da comunidade luterana em São Luís do Maranhão
Alessandro Bartz 303
“A mulherzinha doida e histérica que pregava na Colônia”: Jacobina Mentz Maurer no imaginário religioso do século XIX
Daniel Luciano Gevehr 323
Formação identitária do professor e a mídia televisiva
Maria de Fátima Luz Santos 341
Religiões de Matrizes Africanas e os comportamentos preconceituosos de gestores/as e docentes do sistema público e privado de ensino
Antonilda de Oliveira Leitão 355
O Advento da Cibercultura: Globalização, crescimento tecnológico e midiatização religiosa
Sidnei Budke 367
Fronteiras fluidas, religiosidade e os desafios contemporâneos
Geórgia Pereira Lima 387
O desafio de se tornar pessoa na atualidade: “Sujeitos” para quê?
Silvia Helena Barreto Silva Queiroz 401
O crescimento das Assembleias de Deus no Brasil para a próxima década
Luciano de Carvalho Lirio 411
Protestantismo brasileiro e direitos humanos: entre trincheiras e camaleões
Thyeles Borcarte Strelhow 427
Assembleia de Deus: construção e manutenção da identidade de “Pentecostalismo Clássico”
Valdinei Ramos Gandra 447
Assembleia de Deus: a instrumentalização do patrimônio cultural como recurso identitário
Valdinei Ramos Gandra 461
O Dualismo Grego na Teologia Cristã: contribuições do neocalvinismo holandês para o resgate de uma teologia integral
Rodomar Ricardo Ramlow 475
A escola das virtudes: X-Men e o bem aristotélico
Gelson Vanderlei Weschenfelder 491
Sexualidade humana, homossexualidade, família e matrimônio: perspectivas institucionais e outras vozes protestante-luteranas
Daniela Senger 501
Neopentecostalismo: profanização do sagrado e sacralização do profano - Uma reflexão
Maria Clara Ramos Nery 519
A construção histórica do fundamentalismo
Luciano de Carvalho Lirio 531
Pneumatologia crucis: a pneumatologia pentecostal em diálogo com a Teologia da Cruz
Fernando Albano 547
A vinculação da imagem no imaginário religioso dentro do contexto evangélico luterano
Daniela Moratti Precilio 563
Congregação das Filhas do Amor Divino: os desafios e perspectivas na história (1868-2013)
Ana Cristina de Lima Moreira 577
A Igreja Internacional da Graça de Deus: o protagonismo dos seus símbolos e seus autores
Celso Gabatz 589´
A construção de uma cultura de direitos humanos a partir da racionalidade descentrada: um caminho eficaz para a inclusão do outro
Noli Bernardo Hahn e Rosângela Angelin 603
Escritura Gnóstica e Escritura Cristã Hoje
Flávio Schmitt 625
domingo, 5 de julho de 2015
Ciberperegrinação: O Sacrifício do Espaço
Jorge Miklos
RESUMO
Para Mircea Eliade (1992), a experiência religiosa pressupõe uma vivência nas dimensões espaço-tempo. Dessa forma, o que funda a experiência religiosa no âmbito histórico e antropológico é manifestação da hierofania no espaço-tempo, o que configura a clivagem sagrado e profano. Participar de uma experiência religiosa implica a saída da configuração espacial e temporal ordinárias e a reintegração no espaço e no tempo sagrado. É cada vez mais frequente a migração de rituais religiosos para o espaço virtual denominado de ciberespaço. Esta comunicação nasce de uma indagação: que religiosidade emerge dessa configuração espacial? A partir das reflexões de Vilém Flusser e Norval Baitello Junior acerca da reconfiguração espacial promovida pela técnica, pretende-se refletir acerca desse fenômeno, tensionando com as reflexões que promovem a celebração do ciberespaço e da tendência majoritariamente descritiva e/ou legitimadora que preside o tratamento da questão no âmbito das ciências da comunicação. O ciberespaço caracteriza-se pela relativização do espaço (até pela sua anulação), tornando irrelevante a dimensão do transporte físico de suportes ou portadores de mensagens. A desmaterialização implica o sacrifício do espaço na cibercultura.
Leia online o trabalho completo clicando <<<aqui>>>.
Confira outros trabalhos do mesmo autor publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.
quinta-feira, 2 de julho de 2015
2º Simpósio da ABHR recebe submissões de trabalhos
A Associação Brasileira de História da Religião (ABHR) recebe até o dia 25 de julho resumos para o 2º Simpósio Nordeste da ABHR, que será realizado de 15 a 17 de setembro na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O tema desta edição é "Gênero e religião: diversidades e (in)tolerâncias nas mídias". O evento conta com 32 grupos de trabalho (GTs). Cada participante só pode enviar uma proposta de trabalho. Dentre os GTs destacamos os seguintes:
GT 4 - Catolicismo, juventude e mídias
GT 10 - Gênero, mídia e religião
GT 12 - História, igreja e imprensa cristã
GT 15 - Imagens midiáticas; a inter-relação da publicidade com a religião
GT 16 - Marketing, espetáculo e ciberespaço: entre diversidades e (in)tolerâncias
GT 18 - Mídia, religião e consumo
Confira a lista completa e a ementa de cada grupo de trabalho clicando <<<aqui>>>.
Além dos GTs, os congressistas são convidados a participarem dos minicursos ofertados. São 13 cursos que serão ofertados durante três dias do evento. Destacamos:
MC 1 - Assessoria de comunicação nas igrejas evangélicas
MC 9 - Mídia, religião e sociedade: estudos e perspectivas
Confira a lista completa dos minicursos e a programação específica de cada um deles clicando <<<aqui>>>.
Para mais informações sobre o II Simpósio Nordeste da ABHR clique <<<aqui>>>.
quarta-feira, 1 de julho de 2015
A hierofania fílmica. A representação da manifestação do sagrado em dois filmes hollywoodianos: A canção de Benadette (King, 1948) e O milagre de Fátima (Brahm, 1952)
Luiz Vadico
RESUMO
Neste artigo observaremos de que forma a hierofania é representada em filme e o papel dos efeitos especiais na sua elaboração. Chamamos de hierofania a manifestação do sagrado no profano, conforme o conceito do historiador das religiões Mircea Eliade. Interessa-nos, sobretudo as manifestações relativas a corpos humanos. Este recorte limitado se deve ao fato de haver dezenas de filmes ao longo da história do cinema que elaboram representações hierofânicas, que recaem sobre objetos e ou pessoas, e neles ocorrem abordagens distintas. Serão objeto de análise os filmes A canção de Bernadette (King, 1948) e O milagre de Fátima (Brahm, 1952), duas produções hollywoodianas realizadas no mesmo período.
Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.
Confira outros textos do autor publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.
A pesquisa em mídia e religião no Brasil: articulações teóricas na formação de uma área de estudos
Luís Mauro Sá Martino
RESUMO
Este trabalho delineia trilhas da pesquisa em Mídia e Religião, focalizando a aproximação desses estudos com a área de Comunicação. A pesquisa focaliza os livros sobre o tema publicados entre 1980 e 2013. São delineados três momentos, não isentos de mesclas e sobreposições: (a) investiga- ções a partir das Ciências Sociais, em particular da Sociologia da Religião; (b) primeiras articula- ções nos estudos sobre comunicação eclesial; e (c) a consolidação do tema na área de Comunicação. Observa-se como mídia e religião se articulam na produção de conhecimento no campo das pesquisas em Comunicação.
Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.
Confira outros do autor publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.
Assinar:
Postagens (Atom)