segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A manifestação da fé em Cachoeira Paulista: o espaço sagrado da comunidade Canção Nova 1978 - 2011


Jefferson Rodrigues de Oliveira

RESUMO

A geografia da religião no Brasil pós 1990, vem apresentando temas que auxiliam os geógrafos no entendimento do espaço. Para o geógrafo da religião, os estudos têm por análise a dimensão espacial da fé, no tempo e no espaço, trata-se da análise de duas categorias: o sagrado e o profano. Esta pesquisa visa como objetivo, o estudo da comunidade católica, a Canção Nova, inserida em um movimento renovador na Igreja Católica Apostólica Romana denominada Renovação Carismática Católica (RCC) em seu espaço e no tempo de fé. Torna-se necessário desenvolver a importância do sagrado no Vale do Paraíba Paulista em seus sucessivos (re) arranjos espaciais na hierópolis de Cachoeira Paulista. A interpretação dessas organizações espaciais ocorreu ao analisar os possíveis agentes modeladores no espaço: peregrinos, turistas, visitantes, comerciantes e moradores. O Espaço Sagrado e seus respectivos espaços vinculados representaram a contribuição geográfica dessa dissertação e facilitou a compreensão do homem com o divino e sua relação na dimensão econômica, a dimensão política e a dimensão do lugar.

Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.

Confira outros textos de Jefferson Rodrigues de Oliveira publicados no Mídia, Religiao e Sociedade clicando <<<aqui>>>.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Pensacom 2016 conta com GT sobre Comunicação Eclesial


Acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, o Pensacom Brasil 2016, evento científico realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo. O congresso contará com um Grupo de Trabalho (GT) sobre Comunicação Eclesial e recebe trabalhos até 31 de outubro. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Fique atento aos prazos:

PRAZOS

ENVIO DE RESUMOS – 31 de outubro de 2016
ACEITE DOS RESUMOS – 07 de novembro de 2016
ENVIO DOS TEXTOS COMPLETOS – 30 de novembro de 2016

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMO EXPANDIDO

O resumo expandido deverá ter de 400 a 500 palavras e ser salvo em PDF. O nome do arquivo será o nome e sobrenome do autor, devem ainda ter os seguintes elementos: título, autores, resumo (introdução, metodologia, fundamentação teórica e considerações finais), palavras-chave e Referências Bibliográficas.

Confira a ementa do GT e saiba mais sobre o evento e como participar clicando <<<aqui>>>.


segunda-feira, 24 de outubro de 2016

“Midiatização da Religião: processos midiáticos e a construção de novas comunidades de pertencimento - Estudo sobre a recepção da TV Canção Nova”


Paulo Roque Gasparetto

RESUMO

 Examina-se aspectos do funcionamento do fenômeno da midiatização da religião  caracterizada como “comunidades de pertencimento”, dando atenção para as suas causas, mas,  sobretudo, mostrar experiências televisivas que atravessam o cotidiano dos fiéis, deslocando-os  para vivências que se realizariam no interior da comunidade demarcadamente sociorreligiosa-  televisiva. Mostra-se as estratégias de reconhecimento de sentido religioso e práticas  sociossimbólicas religiosas, desenvolvidas por receptores católicos da TV Canção Nova, em  Caxias do Sul.

Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.

Confira outros textos de Paulo Roque Gasparetto publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Habitus e pensamento comunicacional protestante no processo de midiatização



Ricardo Zimmermann Fiegenbaum

RESUMO

Ao analisar, neste artigo, alguns dos documentos oficiais sobre comunicação produzidos no âmbito das igrejas brasileiras Metodista e Evangélica de Confissão Luterana, busca-se observar como o habitus midiático comparece no pensamento comunicacional dessas igrejas, operando sobre os modos como intentam difundir valores, obter visibilidade e estabelecer vínculos. Observa-se que as igrejas reconhecem no midiático um lugar estratégico para realização de seus objetivos, mas procuram subordiná-lo ao habitus religioso. Nesse processo de acomodações, negociações e resistências, que se dá em operações auto e heterorreferentes e que envolve instituições não-midiáticas, midiáticas e atores individuais, as igrejas acabam implicadas na midiatização mais ampla de toda a sociedade.

Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.

Confira outros textos de Ricardo Zimmermann Fiegenbaum publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Seminário na Universidade Federal de Goiás recebe trabalhos sobre comunicação e religião



A edição 2016 dos Seminários de Mídia e Cidadania e de Mídia e Cultura (Semic) está com chamada aberta para trabalhos até o dia 25 de outubro. O evento contará com um Grupo de Trabalho (GT6) sobre Comunicação e Religiosidade coordenado pelo professor Dr. Luiz Signates. Há também GTs que trabalham com os temas:

GT 1 - Jornalismo e Cidadania
GT 2 - Cidadania e Leitura Crítica da Mídia
GT 3 - Representações Sociais e Comunicação
GT 4 - Mídia, Cidadania e Direitos Humanos
GT 5 - Comunicação, cultura, sociabilidade e imaginário das organizações
GT7 – Corpo, Subjetividade e Gênero
GT8 - Narrativas, entretenimento e tecnologia
GT9 – Interfaces Comunicacionais
GT10 – Narrativas midiáticas e consumo
GT11 – Comunicação, Transgressão e o Bem Viver

O SEMIC será realizado de 6 a 8 de dezembro na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). As inscricoes sao gratuitas e podem ser feitas acessando o <<<site>>> do evento. Para saber mais sobre os Grupos de Trabalho clique <<<aqui>>>.

domingo, 16 de outubro de 2016

IGREJA CATÓLICA NO MUNDO DIGITAL: As tensões entre discurso e prática da igreja na era da internet e as redes de relacionamento do Círio de Nazaré, em Belém do Pará, como fenômeno de midiatização religiosa


Thamiris Magalhães de Souza

RESUMO

Este trabalho busca analisar os processos de interação entre fiéis e igreja, mais especificamente nas redes de relacionamento da maior procissão católica da América Latina: O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, realizado todo segundo domingo de outubro na capital paraense, Belém do Pará. As redes sociais digitais do Círio e dos internautas, mais especificamente o Facebook, são estratégias ainda recentes utilizadas pela igreja para evangelizar, nas chamadas mídias digitais, originárias da web 2.0 e da cibercultura, em uma sociedade em vias de midiatização. Nessas novas plataformas comunicacionais, a religião começa a alterar seus modos de se comunicar, sendo que os fiéis passam a ter papel central e relevante neste novo cenário. Nesta análise, são discutidas que mudanças começam a surgir no discurso e na prática da Igreja Católica Apostólica Romana proporcionadas pela inserção da igreja no mundo digital, bem como as tensões encontradas ao longo deste percurso entre o dizer e o fazer da instituição religiosa. São percebidas, ainda, as divergências encontradas nas opiniões dos próprios padres, com relação ao uso, objetivo e outros detalhes quanto à evangelização no meio digital. Como estudo de caso, são analisados os discursos dos internautas nas mídias digitais do Círio de Nazaré, percebendo se há uma alteração no modo de ser e fazer religião e um novo modo de ser religioso que começa a emergir nas redes de relacionamento da internet, com a crescente midiatização da sociedade.

Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.

Confira outros textos de Thamiris Magalhães de Souza publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.


quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Verso una «cyberteologia»? L’intelligenza della fede nel tempo della Rete


Antonio Spadaro

RESUMO

The intelligence of faith in the era of the Net – The Internet has become part of everyday life for many people, and for this reason it increasingly contributes to the construction of a religious identity of the people of our time, affecting their ability to understand reality, and therefore also to understand faith and their way of living it. The Net and the culture of cyberspace pose new challenges to our ability to formulate and listen to a symbolic language that speaks of possibility and of signs of transcendence in our lives. Perhaps the time has arrived to consider the possibility of a cybertheology also understood as the intelligence faith in the era of the Net. It would be the fruit of faith that releases from itself a cognitive boost at a time in which the logic of the Net influences the way we think, learn, communicate and live.

Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.

Confira outros textos de Antonio Spadaro já divulgados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Da festa ao cerimonial midiático: as estratégias de midiatização da teleromaria da Medianeira pela Rede Vida



Viviane Borelli

RESUMO

A pesquisa se propõe a examinar os modos com que os processos midiáticos afetam os rituais e as práticas religiosas através de análise das estratégias desenvolvidas pela Rede Vida na construção da Teleromaria da Medianeira. Mostra-se que ao produzir a Romaria, que acontece em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, a mídia televisiva passa a impor as suas próprias regras e gramáticas, gerando uma outra cerimônia, a midiática. Ao analisar essas processualidades - da festa ao cerimonial televisivo - identificam-se distintos momentos e estágios de afetação dos cerimoniais midiáticos sobre as práticas religiosas, evidenciando como a midiatização estrutura e regula as relações entre os campos por meio do trabalho de seus dispositivos tecno-simbólicos. É nessas condições que a tese mostra que o processo de midiatização da Romaria acaba gerando um produto, a Romaria midiatizada. Nesse contexto, a investigação é elaborada numa perspectiva em que, cada vez mais, as festas passam a ser co-determinadas pelas atividades midiáticas, que se realizam através de operações técnicas e discursivas de seus dispositivos por meio de distintas estratégias de produção de sentidos. Para tanto, utilizou-se um conjunto de procedimentos teóricos, metodológicos e técnicos que inclui pesquisa bibliográfica e documental, observação, entrevistas e análises de documentos midiáticos. A tese está construída em três partes: na primeira, discutem-se os principais conceitos que norteiam a pesquisa, como de midiatização, campos sociais e cerimonial midiático; na segunda, abordam-se alguns aspectos mais contextuais para mostrar como a cerimônia religiosa é perpassada ao longo de sua realização por processos comunicacionais; na terceira, analisam-se os cinco modelos de midiatização através das transmissões da Romaria pela Rede Vida dos anos de 2001, 2002, 2003, 2004 e 2006. O estudo evidencia que os processos de midiatização fazem com que a cerimônia em si seja reconfigurada e que o campo religioso passa a estreitar e a desenvolver complexas relações com o midiático, reestruturando os modos de organização de seus rituais para adaptá-los às lógicas midiáticas.

Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.

Confira outros textos de Viviane Borelli publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>,

terça-feira, 4 de outubro de 2016

A religião teleterapeutizante: discursividades dos templos midiáticos


Antonio Fausto Neto

RESUMO

Com base em pesquisa de teleemissões veiculadas no período de 2002/2004, estudam-se, além dos diferentes formatos de permanência da religião na esfera pública no Brasil, as estratégias de embate religioso – Igrejas Evangélica e Católica – no sentido de uma nova configuração do mercado religioso. Descrevem-se os dispositivos midiáticos para fazer face aos diferentes sintomas que neles se apresentam, através de demandas e de buscas de processos de curas às diferentes formas de mal-estar que acometem a saúde do corpo e da mente dos indivíduos que se expõem aos programas. Não se trata mais da prédica de uma religião abstrata, mas daquela que, fundando-se na ‘economia do contato’, trata de transformar o lócus midiático em ambiente de consolo, atendimento e de terapeutização.

Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.

Confira outros textos de Antonio Fausto Neto publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.

sábado, 1 de outubro de 2016

LIVRO: A Explosão Gospel - Um olhar das ciências humanas sobre o cenário evangélico no Brasil


Magali do Nascimento Cunha

SINOPSE

O crescimento da presença dos evangélicos no Brasil, que dá nova forma ao mosaico religioso no País, é um fenômeno recente que tem estimulado estudos nas mais variadas áreas do pensamento. Este livro busca responder a este desafio e é resultado de pesquisas com uma abordagem particular e inédita - o lugar das culturas da mídia e do mercado na formação de uma nova expressão cultural religiosa - a cultura gospel. Para esse estudo, a autora valeuse das ferramentas oferecidas pelos estudos culturais e pelas ciências da religião e analisa o que há de mais atual no cenário evangélico na contemporaneidade - o lugar da música, do consumo e do entretenimento como mediações do sagrado. Para isso, busca na metáfora 'vinho novo em odres velhos' uma resposta à indagação - o que é realmente novo na explosão gospel que mudou o jeito de ser evangélico no Brasil? Esse livro analisa o que há de mais atual no cenário evangélico na contemporaneidade - o lugar da música, do consumo e do entretenimento como mediações do sagrado.

Detalhes

Origem: NACIONAL
Editora: MAUAD
Edição: 1
Ano: 2007
Assunto: Ciências Sociais
Idioma: PORTUGUÊS
 País de Produção: BRASIL
Código de Barras: 9788574782287
ISBN: 8574782289
Encadernação: BROCHURA
Altura: 14,00 cm
Largura: 21,00 cm
Complemento: NENHUM
Nº de Páginas: 232

Não encontramos cópias online gratuitas (se encontrar compartilhe conosco), se quiser adquirir a obra pode comprá-la em sites de livrarias ou no Estante Virtual.

Confira outros trabalhos de Magali do Nascimento Cunha publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.