terça-feira, 3 de março de 2015

A religião do contato: estratégias discursivas dos novos “templos midiáticos”


Antonio Fausto Neto

RESUMO
Com base em pesquisa de teleemissões veiculadas, no período de 2002/2004, estudase, além dos diferentes formatos de permanência da religião na esfera pública no Brasil, as estratégias de embate religioso – Igrejas Evangélica e Católica – no sentido de uma nova configuração do mercado religioso. Descreve-se os dispositivos midiáticos para fazer face aos diferentes sintomas que neles se apresentam, através de demandas e de buscas de processos de curas às diferentes formas de mal-estar, que acometem a saúde do corpo e da mente dos indivíduos que se expõe aos programas. Não se trata mais da prédica de uma religião abstrata, mas aquela que, fundando-se na ‘economia do contato’, trata de transformar o lócus midiático em ambiente de consolo, atendimento e de terapeutização.

Leia Online o texto completo clicando <<<aqui>>>

Confira outras publicações deste mesmo autor clicando <<<aqui>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário