quinta-feira, 30 de abril de 2015

Cultura evangélica e “dominação” do Brasil: música, mídia e gênero no caso do Diante do Trono


Nina Rosas

RESUMO

Esta tese visa avançar a discussão sobre a relação entre os evangélicos e a cultura secular. Tomam-se como objeto as ações de um importante ator do universo religioso – o Diante do Trono (DT), formado e liderado pela cantora e pastora Ana Paula Valadão. A análise é feita por meio de consulta a fontes secundárias, realização de entrevistas e observação participante. Explora-se a ênfase teológica da banda na batalha espiritual/Teologia do Domínio, as inovações no campo fonográfico-midiático e as prescrições de gênero defendidas. Dados do contexto protestante estadunidense complementam a abordagem. Conclui-se que as iniciativas do DT, bem como o sucesso alcançado, são decorrentes de uma posição subcultural que, segundo a teoria de Christian Smith, é marcada pela junção de evidente diferenciação e engajamento na sociedade abrangente.

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Esta tese visa avançar a discussão sobre a relação entre os evangélicos e a cultura secular.Tomam-se como objeto as ações de um importante ator do universo religioso
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 o Diante doTrono (DT), formado e liderado pela cantora e pastora Ana Paula Valadão. A análise é feita por meio de consulta a fontes secundárias, realização de entrevistas e observação participante.Explora-se a ênfase teológica da banda na batalha espiritual/Teologia do Domínio, asinovações no campo fonográfico-midiático e as prescrições de gênero defendidas. Dados docontexto protestante estadunidense complementam a abordagem. Conclui-se que as iniciativasdo DT, bem como o sucesso alcançado, são decorrentes de uma posição subcultural que,segundo a teoria de Christian Smith, é marcada pela junção de evidente diferenciação eengajamento na sociedade abrangente.

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